sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Semelhanças e diferenças entre Paris e Buenos Aires


A semelhança entre Paris e Buenos Aires é realmente inegável. Em algumas partes, como na Recoleta, parece que na próxima esquina vou parar na Av. Montaigne. A forma com que as ruas são dispostas, a arquitetura e os plátanos não são a única semelhança, e parece haver alguma ligação mais profunda, como a sensação de liberdade.
Mas também existem diferenças marcantes, que impedem confundir uma cidade com a outra. Buenos Aires tem um ar antigo e decadente, de uma cidade que passou pelos efeitos do tempo, enquanto Paris continua impecável. Sua arquitetura não é moderna, mas é quase atemporal. E a diferença mais marcante poderia ser exemplificada através do tango. Buenos Aires tem o calor do sangue latino, e a vida que observamos na rua é intensa, impactante. Como no tango, as emoções não são dissimuladas, mas demonstradas pelo corpo, pelo rosto, pela postura. Chegava a ser estranho ver a energia com que as pessoas dançavam. Numa esquina um homem ajoelhou e pediu a mão da moça em casamento, que surpresa e feliz, girou num abraço no ar, na frente dos pedestres. Se Paris é a cidade do amor, Buenos Aires parece ser a da paixão. No fundo, as duas cidades se complementam, e Paris como todos sabem também combina com Tango, nem que seja o último.
Ao som de Gotan Project - Last Tango in Paris. Clique abaixo para ouvir, ou vá em www.deezer.com

free music

Um comentário:

Rose Soler disse...

Que linda sua postagem!!
Lendo seu texto até desaparece um pouco o friozinho na barriga que estou sentindo quando penso que daqui a praticamente uma semana estarei embarcando rumo ao Paraguai...
Me pergunto se o ambiente que encontrarei lá será tão acolhedor quanto o que encontrou na Argentina.
Espero que eu tenha sorte, e que Deus, e meu espanhol, me ajudem..