Sobre a beleza do amor platônico
Platão foi um dos grandes filósofos gregos. Ele acreditava que existia um mundo inteiro feito apenas de idéias, e aquilo que a gente vivia, era um mero reflexo de uma realidade muito maior. Da teoria das idéias, surgiu o conceito atual de amor platônico. É o amor que se restringe ao pensamento, e ao mundo das idéias.
Ter um amor platônico é uma experiência muito gostosa. É claro que em algum momento começa a doer, mas é ótima. Fiquei com saudades da minha época de menina, garotinha. Eu vivia apaixonada. Mas o meu atrevimento se limitava a, às vezes, mandar cartas. Eu era tímida.
O amor platônico é algo um tanto maravilhoso, pois ele se baseia na observação, na imaginação. Ficava horas literalmente na janela. Um encontro no corredor, já era o evento da semana. E o objetivo máximo é ser correspondido. Os amantes platônicos não tem que ser preocupar que, caso o amor seja correspondido, um tanto dessa beleza, dessa pureza, se perde.
Esse amor se transforma em algo muito mais complicado, baseado em expectativas, em dar e receber, em palavras, no sexo. E o ato de amar, que antes era uma delícia, se torna um peso, em algumas horas. Amamos não mais daquela forma altruísta e silenciosa, mas numa sede do outro. A barreira do pensamento é quebrada, e a vida real é que o amor, às vezes, não é o suficiente para unir um casal apaixonado.
Saudades da época da ingenuidade e beleza do amor platônico juvenil. Ainda assim, se eu me encontrasse, menininha por aí, eu avisaria que sim, amar dói mais, mas fica ainda melhor.




3 comentários:
Amei a explicação de amor platônico, ahh quando somos pequenos ele faz o maior sentido, mas agora com nossa idade se transforma em um meio das pessoas fugirem da vida real, ai já não acho muito interessante não.
É Má o amor em geral fere e não só o de casal, mas o amor que sentimos pela família, pelos amigos... A vida é assim msm e o sofrimento faz parte é é bom pro crescimento espiritual e de pra nos fortalecermos como humanos que erram e acertam.
bjocas
te adoro
Lindo o txt... Concordo plenamente com ele! Apesar do amor platônico ser uma delícia de sentir chega uma hora que le dói e sufoca se não se concretizar...Mesmo que com outro alguém. E, claro, quando concreto implica em muito mais coisas do que só sonhar e imaginar...Como vc msma falou. Mas 75% dos poetas falam que amar é sofrer msmo, neh? E que sofrimento bom de se sentir...
Bjãããooo Máááá! Saudades master!
Mááááá!!! To adorando seu blog. vc escreve mto bem e dou mta risada com seus textos!!!!
Saudades!!!
BjOOO
Postar um comentário