domingo, 24 de junho de 2007

O jogo que gosto de jogar

Como ensina o existencialismo, somos responsáveis pelas nossas escolhas, e há um ano, escolhi trancar o curso de filosofia. Não era justo com ele, ser levado sem a leitura e atenção necessária, era um curso que merecia dedicação e afinal, o jornalismo que vai me dar a tão desejada independência financeira. Mas o quê é o jornalismo? De quê adianta aprender a escrever se não aprendemos nada profundamente o sufiente? Palavras bonitinhas e ordinárias não são o suficiente. Dessa forma, tenho sentido falta daquela maravilhosa sensação de sair de uma aula de filosofia como se tivesse sido nocauteada, caindo pra trás e pensando.." Nossa! Que aula!" No jornalismo não tem nada disso, e os minutos demoram a passar. Falta o exercício do questionamento, e alguns professores querem que aceitemos a afirmação de que o mundo é cruel, o mundo jornalístico é o mundo balzaquiano de Illusions Perdues. Falta o ensino com gosto, com sal. Falta a a maieutica de Sócrates e as premissas que fazem com que cheguemos na conclusão sozinhos. O trabalho vai bem, obrigada, e veio justamente quando pretendia destrancar as portas do conhecimento.
Um amigo pseudo-filósofo, sofrendo da mesma abstinência que eu, me mostrou um vídeo fantástico. Observem, aprendam, pensem, dêem risadas, com O Futebol dos Filósofos, o único futebol que sei jogar...

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom. Adorei ; )

Bianca Hayashi disse...

Esse video é muito, muito bom!
Que pena que você trancou a filosofia... eu pretendo cursar um dia. Mas, antes, quero fazer Letras.

Acho que, neste semestre, todo mundo sentiu esse mesmo baque. As aulas foram pífias, não sinto que aprendi alguma coisa, não tive vontade de ir para aulas, mal estudei pras provas. Pra mim, foi um semestre perdido.

O jornalismo perdeu a graça pra mim. Não vejo o questionamento que deveria ter, não vejo estímulos, não vejo nada além do senso-comum que tanto é criticado por nós. Triste, mas espero que as coisas melhorem...

Beijos. ^^

Alberto Pereira Jr. disse...

Sensacional o vídeo!
muito bom mesmo..
e realmente, o jornalismo e o jornalista (profissional da generalidades) está cada vez mais raso.. não se aprofunda.. fica sempre no meio termo, no raso e conhecido..

triste!

Paulo disse...

Eu não tenho vistas largas
nem grande sabedoria
mas dão-me os jogos amargos
lições de FILOSOFIA.

Muito bom!!!
Paulo
PORTUGAL