quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Casamentos medievais no século XXI


Em pleno século XXI, depois do feminismo, quando as mulheres atingiram condições financeiras iguais às do homem, e podem ser felizes sem depender de ninguém, um certo movimento retrô parece despontar na sociedade paulista: garotas que casam por interesse.
O orkut pode não ser lá a ferramenta mais confiável, mas é dele que eu e outra amiga, ao conversarmos, percebemos essa nova tendência. Nós duas estudamos no Colégio Porto Seguro, escola de classes A e B de São Paulo, onde convivi garotas (agora mulheres), que são tão lindas quanto a Gisele Bündchen, e são de famílias de condições financeiras estáveis.
Ao fuxicar o orkut dessas antigas colegas, e esperar ao lado delas um namorado tão lindo quanto aquelas garotas que um dia foram tão exigentes, têm sido uma surpresa achar fotos de homens muito feios, muito péssimos, muito estranhos. É claro que o amor é cego, e que qualquer um pode evoluir e enxergar além da beleza. Mas TODAS aquelas mulheres que poderiam ter qualquer um, com um cão chupando manga? A resposta não é a falta de homens belos no mercado.
Ao continuar a pesquisa, percebe-se que aqueles homens não são apenas caras de sorte. O que eles são mesmo, é filhos de milionários. Claro que existe a possibilidade de o dinheiro não ser o atrativo. Mas muitas meninas de 21 anos já mostram suas fotos de noivado. Bem, talvez seja eu que comecei a trabalhar muito tarde, e jornalismo não remunera milhões, mas até onde eu sei, atualmente está bem difícil atingir independência financeira e passar as férias em Aspen aos 21. É claro que muitas já são ricas, mas a maioria leva um padrão de vida normal.
É normal chegar à faculdade e descobrir que a vida não é fácil, mas até que ponto chegar pra facilitar o futuro? Será que chega o momento em que o dinheiro é mais atraente que a beleza? Para muitos, pelo jeito, acho que sim. Será que essas pessoas são felizes? Será mesmo que elas preferem a Daslu à felicidade da paixão enlouquecedora que de tão grande, dá vontade de largar tudo e viver numa ilha?
Adoraria mostrar as fotos, mas é bem anti-ético. Comece a passear pelo Orkut, e você verá. Nada tenho contra homens feios, eu sei que cada pessoa possui uma beleza apaixonante em algum lugar. O que eu não acredito é no amor, e é chocante descobrir, ingenuamente, que ainda existam mulheres, com a vida inteira para construir e conquistar o que desejarem, dispostas a dar o golpe do baú, dispostas a ter um relacionamento de mentira em nome do alto padrão de vida e status.
Será que isso é ingenuidade, ou casamentos medievais são mesmo chocantes nos dias de hoje?
Tradução da imagem: "caçadora de ouro": como uma prostituta, só que mais esperta.

8 comentários:

Anônimo disse...

Boa obeservação, agora vc não acha que isso é mais pra uma questão de imagem e status do que uma questão vinanceira? outra coisa: vc não tem medo que essas meninas vejam o que escreveu no seu blog se identifiquem....! How ever elas não sabem o que estão perdendo...
bjs minha geniosa.

Anônimo disse...

Me incomoda muito ver isso! Fico triste de ver meninas lindas e com tudo pela frente se jogarem assim por dinheiro!
Mas, fazer o que né? A única coisa que posso dizer é: AAAAI como é bom namorar um cara demais e amaaaar loucamente!

Bianca Hayashi disse...

Engraçado... sempre pensei que filhos de pessoas ricas fossem bonitas. Ou que cirurgia plástica pagasse tudo.

Bem, mas você tem um ponto interessante aew, Marina... lembra-me que uma amiga minha no Médio disse exatamente o que você relata no seu post: quer porque quer casar com um cara rico e viver do dinheiro dele. Eu sempre achei isso um absurdo e mais absurdo é ver que, após 4 anos, ela não mudou de idéia.

E hoje eu descobri um reality-show chamado "Who wants to be a Hilton", apresentado pela mãe da Paris. O mund dos ricos e famosos pode ser atraente... mas vale mesmo a pena por esses meios?

Giulliana disse...

Eh, antes a gte achava q era soh na novela das 8 ou nos campos de futebol, mas parece q essa realidade c aproxima da gte cada vez mais...
Mas acho q no fim os dois saem beneficiados: uma com a grana e o padrão de vida q sempre quis, e o outro com uma mulher linda e bem vestida pra exibir pra todo mundo...eh tudo uma troca de interesses e me faz pensar q tipo d amor eh esse q as pessoas tanto falam q sentem...
Soh uma coisa eu te garanto: sou mto feliz por ser do jeito q sou, amar qm eu amo e estar cercada d pessoas q tem os pés no chão e gostam d mim pelo q eu realmente sou...o dinheiro um dia pode até acabar, mas a minha felicidade - tendo essas pessoas na minha vida - vai ser eterna!

Bjoos qrida, adooooro mto ler oq vc escreve! (e, diga-se de passagem, vc escreve BEM PRA CARALHOOOO!!)

ps: Aguardo mais historinhas sobre essas suas amigas. Vc sabe q eu adoro! huahauha (vai ver eu sou uma adoradora d novela das 8 enrustida..who knows..)

Luiz Candreva disse...

Olha acho que vc exagerou viu lindona, ainda que possa acontecer, enxergo um pouco por outro enfoque, será que elas estão dando um golpe do baú consciente ou soh foram "programadas" em casa, em filmes, no colégio, ou em qq outro lugar, para colocar o padrão de vida acima de qq outra coisa?!? difícil dizer naum eh?!? imagino que cada um tem seus motivos, e que, ainda que repugnante que seja a ideia de casar ou namorar ou ajuntar por interesse seja pra ou pra vc, ou pra tantos outros - pode ela, parecer normal e a mais certa para algumas meninas...Será que elas são as vilãs ou as Vítimas?!? hahaha sempre do contra um beijão e nosso almoço!?!

Alberto Pereira Jr. disse...

não me choca a existência dessas pessoas interesseiras... infelizmente o mundo está cheio delas.. mas tb acredito que é uma relação que a pessoa supostamente usada, tb se aproveita.. e tb se acomoda..


mahh como assim: "O que eu não acredito é no amor" ???

aa e eu quero ver a VOGUE China!

beijao

dri_nk disse...

por incrível que pareça hoje nesse exato momento eu me lembro mais de histórias de HOMENS que dão o golpe!!!!!
Me lembro de pelo menos 3 casos... E de conheciods mesmoe não de amigo do amigo...
Será que o mundo está perdido???? :P

Rose Soler disse...

Mesmo não tendo estudado em uma escola como a sua conheço pessoas assim, que seriam capazes de qualquer coisa só para ascender socialmente, ou aumentar ainda mais aquilo que já possuíam.

E o mais engraçado disso tudo é que elas não se importam com o amor, e muito menos com a aparência. Para elas, vale muito mais um milionário medonho do que um galã na miséria.

E seu texto em faz pensar em outra coisa tb: no fascínio que a fama exerce sobre algumas mulheres, tenha essa fama sido conquistada em uma reality show, em cima de um palco ou em uma ponta em alguma telenovela da vida.

Afinal, para algumas o que vale não é o amor, e sim o destaque que sua foto terá na primeira página da revista Caras.