
Na teoria, o natal tem tudo pra dar certo: comida, presentes e a família reunida. Mas a prática mais comum dessa data, é a tentativa de suprir vazios existenciais com o material. Gasta-se muito, come-se muito e no fim da noite, presente nenhum diminuiu os problemas de família. Em muitas casas é possível relevar antigas rixas, em nome da diversão, e o natal teve o poder de fazer um milagre. Em outros, a família se divide, e presente nenhum vai ser capaz de colar esse rasgo.
Talvez devêssemos esperar menos no natal, mas é difícil não achar que a felicidade vai ser automática e assim fica difícil não se decepcionar ao ver alguns rostos tristes. A comida então vem como um bênção, desobrigando alguns de conversar, talvez.
O natal deveria simbolizar o nascimento de sentimentos, de tentativas e esperanças, não de desistências, divisões. Mas o que resta do natal se uma família é dividida por brigas? Se nem no natal aqueles irmãos se abraçarem, que esperança resta pra nascer?
Felizmente, apesar de brigas serem comuns, os natais não 100% assim. Sempre existirão as crianças, os felizes por natureza, aqueles que conseguem aproveitar o lado e relevar o resto, e aquelas famílias que milagrosamente se dão bem inteiramente. Isso é um feliz natal.
O natal, pelo menos, deveria ser essa tentativa. Mas alguns continuam a acordar amargas, maldosas no dia seguinte. Sem a menor tentativa de dar bons abraços em qualquer um. Tem aqueles que insistem em ser o Grinch, aquele que roubou o natal. Pra que desperdiçar esse único dia do ano assim? Será que eles não percebem que muita gente não tem família, está longe da família e teve que trabalhar no natal? A meia-noite de ontem passou um caminhão de lixo. Não é todo mundo que tem natal. Mas ainda tem gente que tem coragem de estragar o natal dos outros.
Não dá pra pedir demais do natal, mas sempre existem muitas coisas boas sobre ele. Se apegue à elas, e quem sabe você terá pelo menos a lembrança de um feliz natal.
Feliz natal à todos, inclusive aos amargos, aos que não abraçaram quem deveriam, aos que acham que um feliz natal está no shopping.
4 comentários:
Mááá!!! Que saudades!!!
pensei em te mandar uma msg (pelo menos) de feliz natal, mas nd de creditos no celular!
Tah td bm?
Teu post foi real mas triste... Somos todos preenchidos por coisas materiais nas datas comemorativas! Não supre a falta, mas a diminui...de alguma forma esquisita...vai entender!
Te amooo!
Um super ano novo!
independente do credo religioso de cada um, devia-se aproveitar o natal, o feriado decorrente dessa data e cultivar o amor e a paz entre a família.. mas nem sempre isso acontece.. triste saber que isso acontece...
beijao MAHH
feliz natal (2 dias atrasados) e feliz ano novooo
Talvez o ideal seria se conseguíssemos abraçar quem amamos todos os dias ou tentar manter a paz entre nossa familia o ano todo (impossível para quase 100% dos casos né?:( )...
E então poderíamos aproveitar o natal para comer bastante dar uma gastadinha sem culpa!
Que tals gente???
dri_nk
Sabe oq me dxa triste?? Passar meses perambulando por aí, pensando nos presentes, escolhendo, me dedicando, procurando algo legal e, em apenas 4 segundos, a pessoa rasgar o papel - cuidadosamente embrulhado e escolhido pra combinar com o presente e com a pessoa -, agradecer e a vida continuar, até a proxima troca de presentes...
Alguns presentes a gte considera materiais - e realmente são - mas na verdade muitos deles sao pensados com cuidado e carinho por pessoas q nos amam e q consideram akele presente muito mais do q um simples objeto.
Bjos Ma!
ps: Naum entenda como uma apologia ao materialismo..eh soh uma reflexao q eu faço ano após ano e senti vontade d escrever aki..
Bjos!
Postar um comentário