quinta-feira, 20 de março de 2008

Deixou cair seu lixo?

É de se espantar que ainda hoje presenciamos pessoas jogando lixo no chão sem o menor pudor. A resposta a essa pergunta não está na generalizaçnao de que "muita gente não teve educação". Aqueles de classes mais baixas jogam lixo no chão mais frequentemente, é verdade. Mas o assunto hoje é sobre aquelas pessoas que obviamente aprenderam que delicadamente deixar o lixo escorregar das mãos não faz parte do manual de boas maneiras. Pessoas bem educadas que jogam inclusive bitucas e papéis de forma nada delicada.
Se você fizer parte desse nada seleto grupo de ridículos, me ajude a entender o porquê. É a preguiça de ir até a lixeira? Incapacidade de distinguir o que é lixo? Compulsão?
Ontem uma mulher jogou lixo no chão na porta do Mackenzie. Dentro, os alunos também deixam rastros de lixo. Na rua, de carros de valor, de pessoas que costumam reclamar do caos da cidade, também costumam sair mãozinhas com lixo.
Aqueles que me conhecem já me viram devolver o lixo às pessoas que o "deixam cair". É preciso coragem e cara de pau, mas se a pessoa tem coragem e cara de pau pra jogar lixo no chão, resolvi devolver na mesma moeda.
Muita gente acha "um absurdo" e não fala nada, as só a vergonha vai fazer com que essas pessoas tomem consciência ou parem por simplesmente sentir vergonha.
Para todos esse que se calam, é hora de ter coragem.
O meu approach é: - Oi, você deixou cair o seu fósforo usado/bituca/bolinha de papel no chão.
E devolver para a pessoa. (No caso de bitucas ou algo nojento, só apontar.)
Costuma funcionar, ou pelo menos me trás momentos de descontração.
E aí, alguém se habilita a entrar no MOVIMENTO CONTRA PESSOAS DESCARADAS ?
A adesão é gratuíta e vocie pode começar a participar a qualquer momento.
P.s: O movimento também inclui explicar para pessoas que usam mangueira pra lavar a calçada, que a água potável está acabando. Leia mais sobre esse absurdo.

6 comentários:

Ericka Rocha disse...

Sensacional teu "approach" vou começar a aplicar! Mas confesso que às vezes(por peguiça msm) largo uma papelzinho ou outro no chão!
Okay...Juro q vou parar depois desse txt!

=]

Tristan disse...

é isso ai, eu topo educar essa gente... Com todo respeito é claro hahaha

Giulliana disse...

Tou treinando pra ser cara d pau q nem vc...isso me incomoda, e mtoo!

O pior eh q as mesmas pessoas q jogam lixo no chão tb reclamam das enchentes...mal sabem elas q contribuem - e mto! - pras enchentes acontecerem. Cada lixinho jogado no chão, por menor q seja, ajuda a entupir bueiros por aí...fora q a cidade fica mto mais feia...isso sem contar q ela n eh lixão!

Belíssima iniciativa...farei o lance da mangueira com a minha empregada. Diminuirá a qtidade d agua sendo desperdiçada e tb o stress do meu pai, q aumenta sempre q vem a conta da Sabesp.

=0*

Giulliana disse...

Pois eh Ma, eu vi no site do Estadão...c viu o precinho?!? Desanimador...

Eu ate qria participar dessas palestras, e tb do Fashion Marketing, mas eh tudo mto caro, meu!

Valeu pela dica!

Alberto Pereira Jr. disse...

gente eu tb odeio essas pessoas que jogam descaradamente ou não o lixo no chão... ai..ai todo dia eu vejo isso acontecer..às vezes sou descarado e fala com a pessoa... mas achoq isso nao funciona.. so momentaneamente...

Bianca Hayashi disse...

Adorei a idéia! Ok, me falta cara de pau pra fazer isso, o máximo que eu faço é soltar comentários maldosos em voz bem alta. xD

A pessoa não vai mudar os hábitos péssimos dela, mas que vai sentir uma puta vergonha, vai. E isso me deixa incrivelmente feliz (é, eu sou meio psicopata, nazista, o que quiser xD).

Eu guardo papéis na mala pra não jogar no chão... por quê raios as pessoas não podem fazer isso? Já vi pessoas jogando o saquinho de viagem do Mc Donald's pela janela do ônibus (e era um engravatado fazendo!), assim como já vi cobrador de ônibus comendo mexerica e jogando os restos pela janela ao mesmo tempo em que reclamava de enchente (e botando toda a culpa no governo, como se ele não contribuísse). Aplicarei!

Beijos!