segunda-feira, 3 de março de 2008

O CIEE ou como enriquecer vendendo senhas

Na vida de um estudante, existe um momento de extrema frustação e depois de contínuo desespero: A visita ao CIEE. Com uma sigla dizendo Centro de Integração Empresa-Escola, e com o objetivo de ajudar os estudantes, essa instituição só atrapalha. E representa mais uma burocracia irritante.
É nela que os estudantes se cadastram para serem selecionados para vagas de estágio, para ter seu contrato assinado, revogado, prolongado, ou para tirar dúvidas. No caso de contratos, não existe meios de desviar, a passagem ao CIEE é obrigatória. O terrorismo começa: em uma salinha, apenas duas das três mesas de atendimento são ocupadas, e às vezes apenas um funcionário atende, na velocidade de lesma, gastando 10 minutos atualizando seu cadastro a cada visita. O site, que deveria servir para pular essas etapas, não ajuda: quando aparecem vagas, a descrição indica que o próximo passo é se dirigir a uma unidade do CIEE e nem um telefone para dúvidas é oferico, este tem que ser caçado num site confuso e lento. Nas unidades, ou pelo menos na do Mackenzie, as filas são demoradíssimas, se você só tem meia-hora para ir a CIEE, esqueça, porque a sua senha não vai ser chamada. E eu não vejo como isso pode ser chamado de ajuda aos estudantes, justo àqueles sem-tempo. Talvez seja porque, no tédio e calor da sala de espera só nos resta estudar. Ou porque é melhor aprender cedo a pegar uma fila. O que eu aprendi é a fazer negócios: depois de cinco visitas frustadas ao CIEE, decidi que vou vender senhas a um real e ficar rica. Hoje, em 15 minutos, a senha andou de 135 ao 137- eu era o número 155. O CIEE é uma frustação e ódio na vida de um estudante, não há como escapar, em algum momento todos tem que enfrentar a fila. Todos querem assinar um contrato. Como fugir da fila do CIEE?
Vendo senhas a 1 real.

6 comentários:

Luiz Candreva disse...

Vende pra atacado? Preciso de uma dúzia. Tem senhas pra onde, banco, posto, supermercado... tem senhas que valham pro trânsito?

Adorei, sabe que naum tive tantos problemas quando tive de passar pelo CIEE, pelo menos não com filas, isso não quer dizer( nem de longe) que não sofri com a burocracia nas questões contratuais.

Conclusão - esqueça a integração empresa-escola e vá direto na empresa... mas eu apoio o novo ramo de trabalho e separa minhas 12..... beijocas

Anônimo disse...

Se precisar de um sócio na empreitada pode contar comigo.rsrs. Bela crítica moça. O descaso com que tratam o pobre coitado estudante, que precisa mesmo de uma força e $$ é fogo.

Beeijos

Tristan disse...

Adoro seu humor critico, sempre acabo dando risada sozinho e concordando com vc no final...
beijosss

Alberto Pereira Jr. disse...

gente o CIEE do Mack é lento demais.. mas vc ja foi na sede la no itaim?
cristo! tanta gente.. tanta senha que brocha..

Giulliana disse...

Nem me fale d burocracias...to d saco cheio delas, e uma delas me custou passar com 7 em tudo no semestre!
Hey Mackenzie...tututututum...vai toma no cú!

Bjoos Ma!

Anônimo disse...

Poxa, to surpresa sabia!?
Fui ao CIEE hoje e tava bem vazio, só tinha um pessoa... mas fiquei um pouco irritada pq tem que fazer a inscrição pelo site, e o site é um saco, cheio de burocracia... não pode ter acento, tem que colocar uma parte só do nome da escola, e vc tem que parte que eles querem,éuma porcaria, mas depois de umas 3 horas fazendo o meu perfil, relaxei!
Agora vamos ver se vai funcionar pra eu arrumar um estágio,né...
e por falar nisso vc acha que eu demoro mto pra ser chamada? meu perfil é bom, tenho ingles, bastante coisa de informática...
aii, to mto ansiosa...
:)