domingo, 1 de fevereiro de 2009

Já se confessou hoje?

Foi como se fosse uma daquelas placas de trânsito, que lembra ao motorista os cuidados de fazer uma revisão no carro. Foi assim que aquele padre irritante que cantava mal, falava devagar e me dava vontade de gargalhar, disse que a comunhão só era permitida àqueles que estivessem com as confissões em dia. E daí automaticamente veio a imagem da placa: "Mantenha suas confissões em dia".
Não lembrei de nada para confessar, mas por via das dúvidas fiquei no meu lugar. É preciso se arrepender para confessar? E confessar o que? Não vivo com muitas confissões, e também acho que elas não iam interessar ao padre. O que eu ia dizer? Padre, eu me arrependo de ter me declarado,de não ter feito tal coisa ou outra. Mas o que cinco Pai Nossos iam mudar nas reações de causa e efeito que se iniciaram? E eu por acaso iria conseguir resolver magicamente essas questões na minha cabeça, a ponto de superá-las e deixá-las para trás? Padre, confesso que semana passada escondi uma lata de milho embaixo da mesa, para não colocarem na pizza. Mas eu não me arrependo disso. Se eu rezar uma Ave Maria eu por acaso vou começar a achar que isso foi um absurdo? E vou ficar chamando deuses e santos para qualquer arrependimentozinho e confissão terrena? Prefiro deixá-los em paz.
Fora da igreja, gostaria de ter coragem de confessar muitas coisas para muitas pessoas e não me arrepender. Confessar amores, idéias, machucados e todo o tipo de coisa. Mas diferente do padre, as pessoas costumam não estar tão interessadas no que eu teria a dizer. E com certeza os meus pesares não ficariam para trás depois do sinal da cruz.

3 comentários:

Anderson Santiago disse...

AMEI!

Anônimo disse...

AMEI! [2]

Rezar Aves-Maria e Pai-Nossos não resolveria nenhuma das minhas questões. E, se eu tivesse arrependimentos que uma simples reza resolvesse, minha vida seria muito melhor.

Confessar? Alguém com quem eu nunca falei e com crenças diferentes das minhas entenderia? Ou apenas me julgaria e me mandaria rezar?

Prefiro ir para a rehab.

Alberto Pereira Jr. disse...

não me confesso desde a crisma.. há uns 8 anos...