quarta-feira, 27 de maio de 2009

Museo della Academia

Dias de muito, muito calor aqui em Firenze. Resolvi fazer uma pausinha refrescante aqui na Biblioteca delle Oblate, depois de passar a manha meio perdida pelas ruas. O plano original deera sair no Museo della Academia ir para a casa di Dante. Mas pra variar, antes resolvi dar uma volta no quarteirao, que se transformou em uma longa caminhada exploratoria, sentindo a delicia de nao ter a menor ideia de onde estava. Tudo bem, acho que amanha vou pegar uma bicicleta, e dai da tempo.

Esqueçam tudo o que eu disse sobre a réplica de Davi que està na Piazza della Signoria: o original, esse sim é perfeito. Poderia passar dias inteiros a olhar para Davi. Como é possivel transformar marmore em homem? V'a l'a, barro eu até entendo, mas esculpir até veias nos braços e pernas de Davi? De longe, até a textura da pele parece a mesma, ele é perfeito. Percebi que enquanto o padrao feminino mudou muito ao longo do tempo, o padrao de beleza masculino nao mudou absolutamente nada do Renascimento pra ca e obra de Michellangelo continua, digamos, atual. Afinal, ninguem atualmente faria um Davi prée luta com Golias.

Ainda sobre Michelangelo, devo dizer a verdade e repito as palavras do meu irmao: ele era um folgado. Alem de Davi, nao vi nenhuma outra escultura sua acabada. Todas estao inacabadas, ele começava o trabalho e desistia. Sabe, assim nao da, o que ele achava? Que Firenze era so festa? Fez Davi aos 29 anos, ficou famoso e nao quis mais se esforçar?

Revoltas renascentistas à parte, preciso ir encontrar meu irmao. Vamos na Galeria degli Uffizi, onde esta a grande obra O Nascimento de Venus, de Botticelli. é aqui do lado, mas considerando que ainda vou parar para um sorvetinho basico, e quero dar uma andadinha antes de ir direto, melhor eu sair ja dessa biblioteca. Mas Firenze é mesmo inspiradora, e vou tentar escrever sempre que der, nao é todo dia que tenho tantas coisas boas para contar.

Desculpem os erros ortograficos, esse teclado é confuso.

3 comentários:

mama mia disse...

ah...viu como há vida após a morte??
ir para a italia é ahcar o portal de luz que andava de faltando.
Enjoy
Bacio - mama

Anônimo disse...

Maaaa que delicia!!! Eu já sabia que essa viagem vai ser mais do que especial!!! Pelo visto ta sendo um verdadeiro espetáculo ao ar livre!!! Que bom que vc ta contando!!! Pra variar adoro seus textos ainda mais esses agora!!! AI TO MUITO ANIMADA COM A SUA VIAGEM!!!
APROVEITA MAIS AINDA!!! BEIJOS E JA TO COM SAUDADES!!!
Ah é a Julia sua prima ta... hahah

Anônimo disse...

O que que eu ainda tô fazendo aqui em S.Pauo ?

Tê desperdiçando tempo e vida !!!

Cicero