Pisa
Desde pequena a torre de Pisa fazia parte do meu imaginário. Nem sei quantas vezes vi o Cebolinha explicando à Magali que não era uma torre de pizza. Vê-la cara à cara foi, então, um encontro entre a imaginação e o real, e quando virei a esquina e me deparei com aquela torre torta, comecei a rir sozinha. Parece um erro de Photoshop real. E normalmente, quando alguma construção entorta, ela é motivo de manchetes escandalosas e pedidos de demolição, e é desconcertante perceber que a torre pendente é bem aceita, e todo mundo quer tirar uma fotinho com ela.
Sua inclinação foi fruto de má arquitetura - faltou o estudo do solo, para descobrir que ele era arenoso. Já durante a construção a torre já começou a se inclinar, e se segundo o guia, em 1284, ela era de 90 cm. Segundo meu irmão, os engenheiros e pedreiros devem ter se desesperado: "Oh não! Vão cortar minha cabeça!". Devem mesmo, e quando a torre ficou pronta e a inclinação era 1,45m, em 1350, o eles tentaram indireitá-la, mas sem sucesso. E então, anos de turismo em cima da comédia arquitetÔnica se passaram, e em 1990, a inclinação já era de 4,5, para pior, de forma que eles fecharam a torre e "cientistas" colocaram chumbos do outro lado.
Como ela já foi reaberta, aproveitei pra te a exsperiência surreal de subir a torre. Surreal, porque em alguns pontos, apesar de subir degraus, parece que estamos descendo. O mármore, já gasto por tantos pés, escorrega.
Fora a torre, Pisa é uma cidade muito charmosa, com ares mais toscanos que Firenze. Ela é arborizada, suas casas são coloridas e o povo é alegre. A caminhada até a torre é repleta de igrejas charmosas, pássaros cantando, e pequenas praças. Adorei.
Um comentário:
Adoraria fazer um passeio como o que você está fazendo, Má! Aproveite muitooo!
Postar um comentário