sexta-feira, 4 de maio de 2007

The black rabit



Na Revista THE NEW YORKER dessa semana( 7 de maio), saiu uma matéria de 8 páginas sobre Paulo Coelho( The Magus,by Dana Goodyear). Porque de toda a literatura brasileira, justo a não literatura teve quase cem milhões de livros vendidos pelo mundo? A matéria comeca em tom de aprovação. Respeito a revista mas como ela dá até uma das raríssimas fotos à esse homem? "Coelho is almost sixty. His name, which has been given to a suite at the Hotel Ambasciatori in Rome and a hot-chocolate drink at Le Bristol hotel in Paris, is pronounced Co-el-you. He is solid and short, with the capable, roughened look of someone who makes his living out-of-dorrs, and he dresses in black cowboy boots, black jeans and black T-shirts"*. Bom, adivinhem só: o homem é apenas aparência. Seus livros no Brasil são mal escritos, cheios de erros de concordância e até ortografia. Provavelmente, fatores corrigidos pelos tradutores, que contribuem para o cover-up** deixando apenas a estória não-original de misticismo barato.
Quando a matéria começa a contar sua trajetória porém, seu charlatanismo pula das entrelinhas. "I don't regret my experience with black magic, and, of course, it gives me a kind of aura-it[s good for my biography"***. O trabalho não é bem feito. A reportagem pode ser interpretada de outra maneira e com tantas entrelinhas, acabar reforçando o mistério sobre alguém tão besta. O que parece é que ele sabe contar bem estórias de forma oral. Envovler seus entrevistadores, que por momentos acreditam que auto-ajuda é literatura. Como auto-ajuda, os livros de Paulo Coelho são muito bons, aliás. Mas a New Yorker é uma revista literária. E nnao é auto-ajuda que me convença: sem isso ela estaria melhor.
Confira a matéria você mesmo: The New Yorker
* Coelho tem quase sessenta anos. Seu nome, que foi dado à uma suíte no Hotel Ambasciatori, em Roma e a um drink de chocolate quente no hotel Le Bristol em Paris, é pronunciado Co-el-you. Ele é durão e baixinho, com a aparência capaz e dura de alguém que ganha a vida fora de casa, e ele veste botas de cowboy pretas, jeans preto e camisa preta.
**disfarce
***Não me arrependo da minha experiência com a magia negra, e é claro, me dá uma certa aura-é bom para a minha biografia.(nota pessoal: que lixo!)

4 comentários:

Anônimo disse...

Pelo jeito você o odeia, mas o que me surpreende é que você tenha lido as oito paginas sobre ele! Sera que ele não tem nada que preste mesmo?
Pelo jeito pra você não, pois você acabou com o "black rabit"! hahahaha

Alberto Pereira Jr. disse...

nunca li nada do Paulo Coelho, conheço gente que gosta, outros que detestam..
particularmente acho que o Braisl tem literatos verdadeiros que mereceriam mais destaque do que ele.

Carlos "BlanchwOOd" disse...

Parece que hoje em dia é "sábio" e "inteligente" ler Paulo Coelho. Realmente, já li Paulo Coelho. Não gostei.

Alberto Pereira Jr. disse...

Marina, achei seu blog se eu não me engano no blog da Clara.

beijao