quarta-feira, 17 de junho de 2009

No topo da pirâmide - El Tiemplo del Sol


O dia foi surpreendentemente turístico. É normal esperar ruínas Incas em Cuzco. Mas o que não costuma ser divulgado, é que elas não existem apenas em Cuzco, e não são apenas Incas. Visitamos as pirâmides do Templo do Sol. São 460 hectares com ricos resquícios de povos-pré-incas, que habitaram o lugar desde 200. A.c e adoravam Pachacamac, o deus da terra.

Este deus era tão respeitado, que quando os incas consquistaram os Wari, eles mantiveram o templo, e continuaram adorando Pachacamac. O templo ficou abandonado depois que os espanhóis chegaram e, decepcionados por não encontrar ouro, queimaram o Pachacamac de madeira. O povo esperava que o deus fosse reagir, mas como nenhum terremoto aconteceu, o descrédito tomou conta, e os incas deixaram o lugar. Eles não eram bobos: a vista do mar é esplendorosa. Fiquei imaginando como deve ser impressionante dar um mergulho no mar com a vista daquelas pirâmides.
Vale esclarecer que elas não são muito egipticamente piramidais. Também convém lembrar que estamos em na América do Sul: por terem ficado muito tempo abandonadas, elas foram encobertas pela areia do deserto. O trabalho de restauração é caro e trabalhoso. No passado, algumas pessoas restauraram no estilo Brasil, e os tijolos novos constrastam com os antigos em forma, cor e disposição. Mais pirâmides signficam mais dinheiro gasto com a manutenção. A situação é complicada, mas muito já melhorou. Antes de descobrirem que ali jaziam riquezas arqueológicas, favelas se ergueram nos anos 40, e ali continuam a viver, agora já como bairros pobres, no topo de pirâmides, controvertendo a pirâmide social.
Foto: esquerda: vista de uma ruína, com ex- favela ao fundo. Direita: contemplação do pacífico à partir do Templo do Sol. Clique na imagem e amplie.

3 comentários:

Amanda Amorim disse...

Pode ter certeza que esse lugar está no meu próximo roteiro de viagem! Adorei!

Bebel disse...

Eu ando com tanta preguiça de blog que nem tenho passado por aqui e acompanhado o seu roteiro de viagem! Mas estou encantanda ao passar os olhos pelos posts e ver os lugares por onde vc tá indo, Marina.
Acho que os dias já deixaram de ser domingo, né?
Beijoca!

MAMA disse...

uau! é o cenário das 7 bolas de cristal e do templo do sol do Tintim!
o lugar é mágico!
afinal CUZCO num quer dizer UMBIGO DO MUNDO!
MAKE A WISH!
estar aí na inferno astral só pode ser sinal que daqui pra frente só coisas boas acontecerão!
AUGURI!