No topo da pirâmide - El Tiemplo del Sol
O dia foi surpreendentemente turístico. É normal esperar ruínas Incas em Cuzco. Mas o que não costuma ser divulgado, é que elas não existem apenas em Cuzco, e não são apenas Incas. Visitamos as pirâmides do Templo do Sol. São 460 hectares com ricos resquícios de povos-pré-incas, que habitaram o lugar desde 200. A.c e adoravam Pachacamac, o deus da terra.
Este deus era tão respeitado, que quando os incas consquistaram os Wari, eles mantiveram o templo, e continuaram adorando Pachacamac. O templo ficou abandonado depois que os espanhóis chegaram e, decepcionados por não encontrar ouro, queimaram o Pachacamac de madeira. O povo esperava que o deus fosse reagir, mas como nenhum terremoto aconteceu, o descrédito tomou conta, e os incas deixaram o lugar. Eles não eram bobos: a vista do mar é esplendorosa. Fiquei imaginando como deve ser impressionante dar um mergulho no mar com a vista daquelas pirâmides.
Vale esclarecer que elas não são muito egipticamente piramidais. Também convém lembrar que estamos em na América do Sul: por terem ficado muito tempo abandonadas, elas foram encobertas pela areia do deserto. O trabalho de restauração é caro e trabalhoso. No passado, algumas pessoas restauraram no estilo Brasil, e os tijolos novos constrastam com os antigos em forma, cor e disposição. Mais pirâmides signficam mais dinheiro gasto com a manutenção. A situação é complicada, mas muito já melhorou. Antes de descobrirem que ali jaziam riquezas arqueológicas, favelas se ergueram nos anos 40, e ali continuam a viver, agora já como bairros pobres, no topo de pirâmides, controvertendo a pirâmide social.
Foto: esquerda: vista de uma ruína, com ex- favela ao fundo. Direita: contemplação do pacífico à partir do Templo do Sol. Clique na imagem e amplie.
3 comentários:
Pode ter certeza que esse lugar está no meu próximo roteiro de viagem! Adorei!
Eu ando com tanta preguiça de blog que nem tenho passado por aqui e acompanhado o seu roteiro de viagem! Mas estou encantanda ao passar os olhos pelos posts e ver os lugares por onde vc tá indo, Marina.
Acho que os dias já deixaram de ser domingo, né?
Beijoca!
uau! é o cenário das 7 bolas de cristal e do templo do sol do Tintim!
o lugar é mágico!
afinal CUZCO num quer dizer UMBIGO DO MUNDO!
MAKE A WISH!
estar aí na inferno astral só pode ser sinal que daqui pra frente só coisas boas acontecerão!
AUGURI!
Postar um comentário